segunda-feira, abril 14, 2008

Seguro, dê saúde

Hoje aplaudi sozinho um filme q passou na sala de aula, "Sicko" do Michael Moore. O pessoal riu por multiplas razões acho.
1) Vêem que o filme é muito tendencioso e defendem a seriedade no jornalismo ou "documentarismo", seriedade acho que no sentido de só ganhar com a verdade nua, que dar a impressão de que existe bem e mal é muito difícil de relacionar com a realidade. Até concordo que isso é mais aplicável e puro de "viéses", mas acho que a dificuldade e limitação argumentativa que traz, normalmente não vale o esforço, O Príncipe tem certa pressa, eu tb.
2) São contra a opinião do filme, que retrata o capitalismo selvagem na área da saúde que nega atendimento justo a muitos assegurados que caem em micro-cláusulas, como doença venérea prévia (coitada da mulher). Moore sugere que o governo americano está de acordo com os lucros em detrimento do atendimento, apontando doações feitas por seguradoras de saúde a congressistas, discursos bizarros, etc. Alguns da sala ja moraram nos EUA, então pode ser que viveram uma realidade diferente.
3) O autor não estava lá, então whatsthepoint. Oras, aplaude-se a idéia também, de modo que os colegas saibam que é apreciada, não importa se o autor está navegando por aí. Lembra, pensar macro e agir localmente, se não damos boa importância à graça na tela, pois ninguém está olhando então aí que ninguém vai olhar. Hoje mesmo aplaudi a abertura do DVD do Yanni em casa, com sorte meus subordinados ouviram e capturaram o feeling comigo.
4) Não me levam a sério mesmo. Talvez minha fama de fanfarrão continue assolando o quarto ano, já que poucos me viram andando por aí sério, de sapato branco! Assim, talvez meu apluso denigra a imagem do filme por associação. Espero que o bom filme melhore a minha imagem por associação então, será possível gostar das coisas por interesse em que gostem de você? Me sentiria traído pirando numa menina que levianamente escreve "gosto de Whitesnake" no orkut(show dia 7 maio), mesmo porque é dificil saber o nome e não gostar mesmo. E tem a velha história de a máscara se tornar sua personalidade. Mas que eu gostei gostei! Ligou de novo aquela chama de trabalhar pelo coletivo, dando mais gás(Alias, Classical Gas) na minha carreira, pelo menos por hoje.
5) São completos depravados, cabeças de geléia, que riem randomicamente. Só pode ser isso.

7 comentários:

Anônimo disse...

primooooooo

haha adorei, deu até vontade de ver o filme =DD

legal o blog, mande sempre o link


bjss

demo disse...

raézito ta mudado rapaz.. quem diria
vendo as mazelas de comercializar saúde
aplaudiu sozinho por uma miscelania de fatores
mas garanto pra vc que se te acham fanfarrão, mais me odeiam puramente.. então ta sussa!
mas se eles são ridículos, o q vale ridículos te levando a sério?

Anônimo disse...

ah, eu gostei do teu texto. só que deu pra perceber que a preguiça era tanta pra desenvolver mais a idéias que já colocou em tópico. haha. eu acho que vc tem um senso crítico bacana. às vezes até écrítico demais. mas quando não é comigo, eu acho é bom. haha. ;)

Murilo disse...

mudado? demo seu ridículo, vai ouvir chico.

Rael, eu entendo perfeitamente, tanto que, passei por isso um outro dia. Aplaudi um bom filme em sala, era um curta, e acabei puxando a sala toda. Um amigo então me virou e disse "aplaudir um filme?" claro que esse amigo é o modelo clássico "Morto". Disse eu então... se você nunca aplaudiu um filme, e me lembrei aplaudindo os créditos do retorno do rei, então vá pra puta que te pariu. Desde então, aplaudi muitas das peças na Semana que eu to participando, e muitas pessoas que as mereciam. Vamo lá meu caro, aplaudindo e curtindo tudo oque é bom, por que o resto agente destrói!! Abraço grande, de um cara com saudades.

Mariana Duque disse...

HAHA. Mano, eu nunca ia me auto-referir como Marizinha.
Só pra ganhar uma mulher nua a mais. Tsc,tsc.
=P

Unknown disse...

mulheres nuas sao bem vindas, livres de viéses, hauhua =X

Lia Lupilo disse...

apesar da estratégia emprestada, ele [Moore] merece aplausos por muitos motivos.
o negócio de não aplaudir, é pra não cometer gafes (sim, algo tosco que as pessoas levam em consideração por temerem desaprovação), é pra isso que serve; mas faz algum tempo que estou aprendendo que posições não-opinativas são piores que "mortas", são noscivas.

abraço =]

PS quero ver esse